Purificação instantânea

22/11/2017

Purificação instantânea

3 iniciativas que podem transformar água contaminada em potável

Por volta de 30% da população mundial não tem acesso a serviços de abastecimento de água, segundo a OMS/Unicef, e grande parte desse número é composto por moradores de áreas rurais. A falta de água é um problema global, porém afeta principalmente países com poucos recursos financeiros. O relatório da WaterAid diz que 40% da população no mundo terá dificuldades com abastecimento de água potável até 2050.

 

A falta de água potável pode causar uma série de doenças, dentre elas, cólera, conjuntivite, malária e dengue. A diarreia também é um dos grandes maus causados pela falta de água. Esse cenário de patologias pode se agravar a cada ano que passa. Sem contar o impacto em comunidades agrícolas que dependem da água para criar animais e cultivar, resultando em uma desnutrição em larga escala.

1. Óleo de Moringa

Para combater essa realidade, pesquisadores trabalham incessantemente para encontrar soluções viáveis de garantir água para todos. Uma das descobertas feitas e que já está sendo usada no nordeste brasileiro foi o óleo de Moringa, uma árvore trazida ao Brasil para apenas para fins ornamentais e que hoje está transformando a vida de muitas pessoas. O óleo extraído das sementes, que ficam nas vagens da árvore, é colocado diretamente na água contaminada e mexer com uma colher, por exemplo. Assim ele envelopa a sujeira e a leva para o fundo do recipiente. Depois, basta filtrar.

2. Poly Glu

Com a mesma lógica do óleo de Moringa, há outros produtos com uma tecnologia mais avançada para o mesmo proposito. O Poly Glu, por exemplo, é um produto em pó que é capaz de separar as partículas de sujeira da água boa.

3. P&G Sachet

Outro produto que em breve estará no mercado brasileiro, mas primeiro ajudará projetos sociais, é o P&G Sachet. Um saquinho como o de adoçante, porém ele serve como um potente purificador de água. Apenas 4 gramas do produto são capazes de transforma 10 litros de água contaminada em água potável. Assim como o óleo de Moringa e o Poly Glu, basta colocar na água e mexer para a mágica acontecer.

 

Todas as três iniciativas citadas acima são fundamentais para mudarmos o cenário catastrófico atual da água e precisam ser incentivadas. Vejam a seguir os vídeos com os efeitos do óleo de Moringa e do Poly Glu:

 

Óleo de Motinga

 

 

 

Poly Glu

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter